8 Dicas para amenizar a ansiedade


A ansiedade é uma sensação que naturalmente acompanha o ser humano. Para se levar uma vida equilibrada depende como gerenciamos esse sentimento.

Atualmente, em tempos de pandemia, a ansiedade torna-se um elemento fortemente presente. Seja pelas questões pessoais - que já trazemos e nos fazem ser ansiosos-, seja pelas questões externas de insegurança e incerteza – tanto global, como nacional.

Tendo em vista o crescente aumento da ansiedade, seguem algumas dicas que podem ajudar a amenizá-la:


1 – Desligue-se das notícias



A informação é imprescindível para que fiquemos atualizados do que está ocorrendo e, como devemos agir e nos proteger diante da atual situação. Porém, ficar assistindo ao jornal e vendo notícias o tempo todo contribui para o aumento da ansiedade. Por isso, tente em alguns momentos do seu dia se desligar; pintar, ler, praticar exercício (dentro de casa no momento), fazer uma comida diferente – algo que você goste.



2 – Diminua a cafeína



Cafeína e energéticos mantém nosso corpo e mente agitados e consequentemente aumentam a ansiedade. Diminuir a cafeína e procurar outras bebidas que relaxem (principalmente no final do dia) pode ser uma experiência interessante. Chás e sucos são uma boa opção, principalmente os calmantes como: camomila, erva cidreira e maracujá.



3 – Respire



Quando estamos ansiosos nossa respiração fica curta e rápida, para nos acalmarmos podemos deixá-la longa e lenta. Uma das técnicas utilizadas em relaxamento é fazer a respiração abdominal lentamente. Para você saber que está fazendo a respiração abdominal, ponha as suas mãos na sua barriga e inspire: quando você inspira a barriga sobe, quando você expira a barriga desce – não precisa fazer força é só direcionar o ar para essa região. Inspire lentamente e solte o ar em câmera lenta algumas vezes.



4 – Faça uso dos óleos essenciais



Os óleos essenciais são utilizados na aromaterapia. Além de deixar o ambiente perfumado, ajudam no equilíbrio emocional. Para diminuir a ansiedade o óleo de lavanda funciona muito bem. Você pode utilizá-lo de várias formas: pingar em estofados ou em folhas secas (próximos de onde você fica), colocar um pouco de essência (2 gotas para 100 ml) em um borrifador com agua e álcool (1 medida de álcool para 2 de agua) e ir perfumando o ambiente durante o dia ou usá-lo num réchaud (de vela ou elétrico).



5 – Círculo de cristais



Se você é daquelas pessoas que gosta de cristais e tem alguns em sua casa, você pode fazer uma mandala em volta de você e se sentar ou deitar no centro. Os cristais indicados para acalmar a ansiedade são: os rosas, os azuis claros, os brancos e os transparentes.



6 – Arteterapia



A arte além de ser uma ótima forma de expressão, também nos auxilia no equilíbrio da ansiedade. Pinturas (mandalas, livros de colorir, lápis de cor, aquarela, guache, etc), esculturas (com argila por exemplo), música (tocar, ouvir, mantras) são algumas das formas de arte que podem auxiliar no combate da ansiedade.



7 – Meditação



Muitos podem ter visto esse tópico e pensado: “Isso não é para mim”. Mas tente, pelo menos 1 minuto por dia. O objetivo não é virar um monge, mas sim tentar aquietar a mente por um momento e aliviar a ansiedade. Você pode fazer isso por meditações guiadas que facilitam bastante. (Estou colocando algumas no canal do youtube, mas se você pesquisar tem várias).



8 – Procure ajuda



Converse com as pessoas. Estamos num distanciamento físico, mas podemos nos socializar virtualmente – não é a mesma coisa, mas ajuda. E se sentir necessidade busque ajuda profissional (a linha terapêutica que você se sentir melhor). Eu trabalho com Psicoterapia Holística, onde dentre as técnicas estão: equilíbrio energético, tarot terapêutico, astrologia, recomendação de florais.

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo