Como lidar com estados depressivos



Os estados depressivos podem ter diversas causas e intensidades – pode ser desde uma tristeza leve até um estado de melancolia.


A depressão pode ser uma reação a estados de perda, sejam elas perdas familiares, afetivas, profissionais etc. Essa condição acaba fazendo com que muitas pessoas fiquem mais isoladas, quietas e introspectivas.


Quando vivenciamos uma perda, principalmente se for algo que tinha um significado importante para nós, tendemos a ficar num estado de luto, que é um período em que iremos tentar processar mentalmente e emocionalmente o que aconteceu – período importante e necessário. Um estado depressivo pode ocorrer se a pessoa leva longos períodos para passar o estado de luto, que faz com que se entre no estado melancólico, nesse caso, há uma dificuldade de encontrar sentido nas coisas e de se desligar do objeto perdido.


Em terapia, primeiro tentamos entender quais são as questões pessoais envolvidas nesse processo interno e junto a isso podemos auxiliar a amenizar os sintomas com outras ferramentas como: trabalhar bastante os chakras de base (com cristais e cromoterapia - utilizando cores quentes), chás (canela, cravo, hibisco), aromaterapia (canela principalmente), florais, meditações (treinando a mente a focar em outros pensamentos) e arteterapia (pintar mandalas, desenhos, tocar algum instrumento).


Ter alguém ao nosso lado, não para julgar, mas para nos acolher. Os animais de estimação também tem sido bons companheiros no auxílio da recuperação de estados depressivos.


Lembrando que nem tudo funciona em todos os casos, existem questões muito individuais envolvidas, por isso é sempre indicado buscar a ajuda de um profissional.


#psicoterapiaholistica #terapeuta #terapiaholistica #meditaçao #depressao #melancolia


7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo