Meditação passiva e ativa


Muitos tem a impressão de que meditação é o ato de não pensar em nada e, por isso, se torna algo muito difícil e a abandonam ou muitas vezes nem tentam. Mas temos diversos tipos de meditação e, se você pretende iniciar essa prática temos algumas soluções.


Dentre os significados de meditação estão a concentração e a contemplação. E com a contemplação adquirimos a concentração. Contemplar seria apenas observar os nossos pensamentos (preocupações, ideias) e não entrar neles. Porém, muitas vezes, isso se torna difícil de fazer por causa da quantidade de informações que temos que processar no nosso cotidiano.


A meditação também acaba nos ajudando no nosso autoconhecimento, através da aquisição – conforme praticamos – do conhecimento do nosso funcionamento mental, emocional e até físico.

A meditação (que todos pensam ter dificuldade) é a passiva. Que consiste em você iniciar levando a sua atenção para a respiração, até você entrar no estado de contemplação e concentração e perceber um esvaziamento da mente.


Mas também temos a meditação ativa, que nos ajuda a acalmar a mente e ter maior concentração. Esse tipo de meditação pode ser feito de várias formas:


  • Caminhando - prestando atenção no seu corpo, na respiração e suas modificações,

  • Lavando louças (ou fazendo qualquer outra atividade doméstica) – prestando atenção na temperatura da água, na textura do sabão e das louças,

  • Pintando mandalas ou simplesmente observando-as,

  • E a meditação guiada (onde alguém conduz o que a mente deve focar, observar ou visualizar).

O importante é você encontrar o que funciona para você.


E, aproveito para lembrar que teremos um grupo de meditação guiada que se inicia em 05/04/2021 as 19h30 pelo zoom. Maiores informações e inscrições são realizadas pelo link www.caminhosdeagatha.com/meditacao

8 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo