top of page
30.png
Buscar

O Tarot de Rider Waite Smith

O que é o Tarot de Waite?


Como o Tarot de Rider Waite Smith pode te auxiliar nos seus estudos sobre o tarot.

História

O Tarot de Rider Waite Smith foi criado em 1909 por Arthur Edward Waite (1857-1942). Quem desenhou as cartas foi Pamela Colman Smith e quem publicou-as foi o editor William Rider. Portanto, esse tarot leva o nome das três principais pessoas envolvidas em sua criação: Rider (o editor), Waite (seu criador) e Smith (a desenhista).

Esse Tarot é baseado no Tarot de Marselha que é considerado um dos tarots mais próximos dos tarots originais. O tarot de Waite foi publicado no livro “a chave para o tarot” e desde então se tornou um dos baralhos mais populares pela leitura das suas figuras serem mais intuitivas que a de outros decks. Atualmente, muitos baralhos de tarot são baseados no Tarot de Waite.

Algumas diferenças do Tarot de Marselha para o Tarot de Waite


Arcano O Louco

Esse arcano não tem número no Tarot de Marselha pois o Louco não estaria numa sequência das estruturas das cartas, ele é aquele que aprende com todos outros arcanos do tarot. Mas Waite numera esse arcano como 0, mostrando que, para ele O Louco é o primeiro de todos os arcanos maiores.

Arcano da Morte

O arcano número 13, não tem nome no Tarot de Marselha. O nome Morte não era pronunciado. Mas Waite decidiu inovar e também nomear essa carta. Sua imagem também foi modificada, ao invés de ser a imagem de um esqueleto ceifador como no Tarot de Marselha, ele coloca um esqueleto com armadura em cima de um cavalo conversando com uma figura religiosa.

Arcano Os Enamorados

A carta dos enamorados (de numero 6) é originalmente chamada de O Amante e está entre duas mulheres, como ele tivesse que fazer uma escolha entre as duas. Waite nomeia essa carta como Os Enamorados, colocando duas figuras nuas na carta: um homem e uma mulher.

Substituição de nomes

Waite substituiu os nomes de duas cartas: a da Papisa e do Papa, para se afastar um pouco da representação católica. A Papisa se tornou A Sacerdotisa e O Papa tornou-se o Hierofante: aquele que mostra as coisas sagradas.

Troca de números

As cartas da Justiça e da Força no tarot de Marselha são as de número 8 e 11 respectivamente. Waite colocou a Força antes da Justiça. Podemos interpretar esse fato como uma mudança na jornada do Louco: ao invés dele aprender antes a colocar as coisas na balança e equilibra-las, ele conhece seus desejos e domina-os. Em questões práticas, de tiragem, essa troca não influencia a leitura.

A maior diferença

A principal diferença entre os dois baralhos está nos arcanos menores. Enquanto no Tarot de Waite os arcanos menores são cenas com figuras fazendo algo, os do tarot de Marselha são apenas símbolos. Por exemplo: no tarot de Waite o 3 de copas, são 3 mulheres erguendo taças como se estivessem comemorando algo, já no tarot de Marselha aparecem apenas 3 taças. Essa diferença faz com que o interpréte consiga ler o Tarot de Waite de forma mais intuitiva e o aprendizado das cartas se torne algo mais fácil.


Você pode aprender esses dois baralhos, saber suas simbologias e significados, no Método Master Tarot. Clique aqui para saber mais.

46 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page