Buscar

Meditação: o que é, benefícios e como fazer



Uma das técnicas mais antigas da humanidade, a meditação busca um equilíbrio da vida entre corpo, mente e alma.


Você já ouviu falar sobre meditação? Tenho certeza que sim, afinal, ela é uma das técnicas mais antigas - e mais difundidas - do mundo quando falamos sobre relaxamento, autocontrole e busca pela felicidade.


Mas afinal, o que realmente é meditação?


Há alguns milênios a meditação e suas vertentes vêm sendo utilizadas como forma de melhorar as condições de vida da população. Entre os anos 1500 a.C, com o hinduísmo, a 600 a.C com os taoístas, foi o período em que a meditação realmente começou o seu processo de expansão entre a sociedade, sempre com o auxílio de um especialista, nesse caso, os monges: adeptos e praticantes da técnica.


Esse foi o início da meditação como ferramenta de autoconhecimento.


Acreditava-se que através da meditação era possível obter autocontrole e clareza de todas as situações da vida, realizando raciocínios concretos, sem a interferência das emoções e principalmente, buscando a busca pela felicidade, além de uma maior integração saudável entre corpo, mente e alma.


Esse talvez tenha sido o maior benefício que a meditação trouxe: a paz interior e exterior do indivíduo.


Através da técnica é possível diminuir os estresses e amarras do dia a dia. É possível viver em equilíbrio. É possível relaxar, compreender e atingir um estado de paz física e espiritual.


A meditação tornou-se uma ferramenta indispensável no mundo em que vivemos. Com tantos benefícios, vale muito a pena você dedicar um momento do seu dia para a meditação.


Então, como eu posso fazer para meditar?


Ao contrário do que muita gente pensa, você não precisa frequentar um templo ou mesmo ter o acompanhamento de um monge ou professor (apesar de ser um ótimo caminho) para começar a meditar.


Você também não precisa prender-se à horas e horas de meditação todos os dias.


Passo a passo, etapa por etapa, no seu tempo e no seu ritmo. Explorando e entendendo o seu eu interior e toda a belíssima complexidade que é o ser humano.


Vamos começar a meditar?


O primeiro passo é procurar um lugar confortável, calmo e que você se sinta bem. Pode ser o seu quarto ou até mesmo a sala de estar, o importante é que realmente você consiga se concentrar e sentir-se livre, sem âncoras ou pedras no caminho.


Uma vez nesse local de paz, foque a sua atenção em um pensamento, situação ou objeto. Tente raciocinar sobre ela, mas sem trazer emoções ou julgamentos prévios. Lembre-se: é sobre clareza e paz que estamos procurando.


Você pode fazer esse exercício diariamente, sozinho/a, refletindo sobre o seu dia ou sobre situações que aconteceram anteriormente. O segredo aqui está na consciência e capacidade de buscar a reflexão.


Não quer refletir sobre algum acontecimento? Ok, você pode utilizar também outra excelente forma de meditar: apenas sentir o momento presente.


Coloque uma música ou busque um local de silêncio total. A seguir, foque em sua respiração, sentindo cada inspiração e expiração, busque uma sintonia entre esses estágios, sinta cada parte do seu corpo e sinta como se estivesse (e você está) no controle sobre elas.


Essas duas formas de meditar podem também ser utilizadas com um intermediador, seja um mestre em meditação ou mesmo um aplicativo por voz, que te guiará durante toda a jornada. Ambos os meios te ajudam a refletir e entrar em um estágio de imersão total.


Qual é o tempo mínimo por dia para meditar?


Durante muito tempo acreditou-se que eram necessárias horas e horas diárias para poder meditar com clareza e eficiência.


Poucos minutos já são suficientes, principalmente no início da sua jornada na meditação. Sim, é isso mesmo!


Você não precisa se preocupar muito com o tempo de meditação. Sejam 5 minutos ou 1 hora, o importante é ter frequência na prática, buscando aderir cada vez mais e sentir-se bem durante as sessões. Com o tempo se tornará algo tão corriqueiro que você vai meditar com muita naturalidade.


O segredo é sempre estar buscando a própria paz.


Vamos começar a meditar? Me conte aqui nos comentários qual a sua maior dúvida sobre meditação e eu vou te ajudar nessa jornada do autoconhecimento!


Querendo um incentivo para começar? Conheça a minha playlist de meditações guiadas no Youtube. Clique aqui


10 visualizações0 comentário